PIAGET: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, APRENDIZAGEM E ENSINO

  • Fernando Becker

Resumo

Uma boa teoria de aprendizagem fundamenta-se em uma boa teoria do desenvolvimento cognitivo ou moral. Uma teoria de aprendizagem que acredita que o desenvolvimento cognitivo é produto de muitas aprendizagens não merece que percamos nosso tempo com ela. O desenvolvimento, cognitivo ou moral, é produto da ação do sujeito humano, do nascimento aos 120 anos de idade. Só se aprende o que se faz. Fazer físico ou material, simbólico, conceitual, teórico, metacognitivo... mas, sempre fazer. Assim como não se aprende a nadar a não ser nadando; a andar de bicicleta a não ser andando de bicicleta, não se aprende a conhecer ou pensar a não ser agindo: da ação sensório-motora até os modelos científicos mais sofisticados. Por que a escola não leva a sério isso e não tira as consequências devidas para sua prática pedagógica, didática e de gestão?

Publicado
2017-10-17
Como Citar
BECKER, Fernando. PIAGET: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, APRENDIZAGEM E ENSINO. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 37, oct. 2017. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/267>. Acesso em: 09 july 2020.