LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

  • Fátima Jakeline das Chagas Severo
  • Maria Julia das Chagas Severo

Resumo

O presente minicurso aborda a temática “ludicidade e aprendizagem” e objetiva aprofundar conhecimentos sobre o brincar na escola e juntamente, trocar experiências entre os participantes. Sabe-se que o brincar permite a interação, a comunicação, a compreensão da realidade e a construção do conhecimento, servindo como meio pelo qual a criança consegue resolver suas dificuldades internas e situações dolorosas. As brincadeiras antigas como rodas cantadas, amarelinha, pular corda, telefone sem fio, peteca, dança das cadeiras, caçador, vivo e morto, cinco marias, esconde, passa anel, dentre outras, possibilitam que apreendam a compartilhar, conhecer, conviver, fazer e, não menos importante, apreender a ser. Vygostsky (1989) pontua que a criança, através do brincar satisfaz suas necessidades e ao mesmo tempo, ocorrem mudanças e transformações em sua consciência. O universo lúdico composto pelos brinquedos, brincadeiras e jogos, proporcionam para as crianças diversas maneiras que auxiliam nas suas aprendizagens.

Publicado
2017-10-23
Como Citar
SEVERO, Fátima Jakeline das Chagas; SEVERO, Maria Julia das Chagas. LUDICIDADE E APRENDIZAGEM. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 84, oct. 2017. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/296>. Acesso em: 09 july 2020.