APRESENTAÇÃO

  • Maria da Graça Prediger Da Pieve Uergs

Resumo

O I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação - Autoria Docente constituiu-se em um projeto de formação continuada de professores e propôs centralizar discussões acerca da autoria docente em tempos de uma escola pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade. Refletir sobre a autoria docente é pensar o professor como sujeito de suas ações no cotidiano pedagógico, como autor de suas ideias, como produtor de conhecimento e como sujeito autônomo e curioso (FREIRE, 1999).


O objetivo geral do “I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação” consistiu em promover um curso de formação continuada que considere o conhecimento acumulado pelo professor no seu fazer pedagógico e possibilite, na interação com os pares, o aprofundamento teórico e prático de temas e práticas contemporâneas pertinentes à área educacional, numa perspectiva de auto e interformação de modo a aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.


            Os objetivos específicos foram:


  1. Apresentar e refletir sobre possibilidades de construção de autoria no exercício da prática docente;

  2. Refletir sobre temas e práticas contemporâneas pertinentes à área educacional;

  3. Aprofundar laços de parceria e cooperação entre a Universidade e as Redes de Ensino, na perspectiva de intensificar ações relacionadas à promoção da qualidade na Educação Básica;

  4. Propiciar espaços para que acadêmicos e professores realizem e participem de oficinas para sua formação/capacitação;

  5. Promover espaços para apresentação de trabalhos de pesquisa e relatos de experiências dos acadêmicos e professores, promovendo a autoria docente;

O programa do I Seminário Internacional e VII Seminário Estadual de Educação organizou-se em forma de palestras, oficinas, mesa redonda, comunicações orais e pôsteres de trabalhos e experiências vivenciadas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, bolsistas do PIBID/Uergs/Cruz Alta e professores das redes de ensino, que possibilitaram a reflexão de temas contemporâneos relacionados à autoria docente.


Salienta-se, por fim, que a oferta do I Seminário Internacional e VII seminário Estadual de Educação  proporcionou a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a interação entre a comunidade interna e externa, divulgando e propagando conhecimentos e processos de autoria docente, contribuindo para o desenvolvimento educacional local e regional. 


As edições do Seminário Estadual de Educação já estão consolidadas no Município de Cruz Alta e região. A procura pelo mesmo é grande e totalizaram 532 inscrições de ouvintes, 54 ministrantes de palestras e oficinas, além de 41 comunicações orais e pôsteres.


. As credenciais que tornam o evento conhecido e procurado pelos profissionais da área da educação são, sem sombra de dúvida, as seguintes: o evento é gratuito; as parcerias realizadas com a Secretaria de Educação e Coordenadoria Regional de Educação são essenciais e trazem contrapartidas; o evento oferece a oportunidade da comunidade acadêmica e docente socializarem seus conhecimentos e constituírem-se como protagonistas de suas práticas, ofertando oficinas pedagógicas, tornando-se assim, autores do processo; oferece espaço para comunicações orais e pôster, para socialização de experiências e pesquisas realizadas; discute temas contemporâneos referentes à profissão docente; produz os Anais do evento; constitui-se em oportunidade riquíssima de produção e difusão do conhecimento.


Cabe destacar que, devido ao sucesso das edições do Seminário, o Curso de Pedagogia pretende no ano de 2017 ofertar o II Seminário Internacional e VIII Seminário Estadual de Educação, trazendo ao cenário local e regional, a contribuição de palestrante de renome internacional.

Publicado
2016-11-17
Como Citar
DA PIEVE, Maria da Graça Prediger. APRESENTAÇÃO. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 19-20, nov. 2016. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/315>. Acesso em: 09 july 2020.