LABORATÓRIO FILOSÓFICO DE PESQUISA E EXTENSÃO “SORGE LEBENS”:

O CONHECIMENTO IMPLICADO AO CUIDADO COM A VIDA

  • Vanessa Steigleder Neubauer
  • Ângela Simone Keitel
  • Daniel Ferreira Rizzi

Resumo

O projeto denominado Laboratório Filosófico de Humanidades “SorgeLebens” –
O Conhecimento Implicado ao Cuidado com a Vida
tem o propósito de desenvolver atividades para os acadêmicos de todos os cursos de graduação da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, nas diferentes áreas do conhecimento, bem como interagir com as escolas estaduais de ensino médio do município de Cruz Alta.
No projeto, são proporcionados aos acadêmicos da UNICRUZ encontros semanais de leitura, palestras, ciclos filosóficos e rodas de conversas com a finalidade de melhorar o ensino dos cursos de graduação da Instituição. O Laboratório instiga a busca por um saber responsável e coerente com a manutenção e a sustentabilidade da vida, o que edifica os princípios técnicos dos conhecimentos específicos de cada área, aproximando os estudantes da responsabilidade de uma práxis comprometida com o exercício da cidadania. Nesse sentido, o projeto visa instigar a comunidade acadêmica da UNICRUZ a partir de reflexões e da criação de projetos de intervenções nas escolas de ensino médio da rede pública. Através dessas ações, pretende-se desenvolver discussões sobre temáticas decorrentes das problemáticas sociais contemporâneas, ou seja, propostas de intervenção que proponham a reflexão sobre questões como violência, família, inclusão social, administração e manutenção da vida, ética, maioridade penal, sustentabilidade, entre outros temas pertinentes que devem ser pensados com seriedade e cuidado pela educação como um todo. A ênfase do Laboratório é atender as escolas da região da 9a Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta, com parceria da UNICRUZ e da comunidade do Corede Alto Jacuí. Desse modo, o objetivo é aproximar o conhecimento das diversas áreas específicas dos cursos de graduação da Universidade à teoria filosófica e ao exercício da filosofia prática em um compromisso de “cuidado com a vida”. Para tanto, a partir de leituras de textos filosóficos clássicos, serão propostas reflexões e discussões sobre o material estudado, mantendo-se a preocupação em formar profissionais críticos e responsáveis e, portanto, éticos.

Publicado
2016-11-29
Como Citar
NEUBAUER, Vanessa Steigleder; KEITEL, Ângela Simone; RIZZI, Daniel Ferreira. LABORATÓRIO FILOSÓFICO DE PESQUISA E EXTENSÃO “SORGE LEBENS”:. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 100-101, nov. 2016. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/363>. Acesso em: 17 oct. 2019.