PEDAGOGIA RECICLÁVEL

  • Jociele Corazza
  • Rosinei Brito

Resumo

Nos últimos anos muito se vem falando em preservar o meio ambiente, isto é, proteger o nosso ambiente natural porque o nosso ambiente biofísico está sendo degradado devido ao aumento da popu- lação, da tecnologia, da produção de lixo em excesso, da poluição do ar, da destruição da fauna e flora. Essas são algumas das questões relacio- nadas com a proteção ambiental. Por isso, a proteção do nosso ambien- te é tão importante, pois é nesse ambiente que vivemos e é aqui que viverão as futuras gerações e precisamos manter a casa limpa. Sabe-se que é a partir da infância que se cria bons hábitos, assim como é nessa fase que se aprende a ler, é nessa fase também que se aprende a cui- dar do meio ambiente. Então, esta oficina procura desenvolver uma consciência ecológica, iniciando-se na escola através dos professores, e passadas para as famílias pelas próprias crianças. Mas como fazer isso sem se tornar monótono? Fazendo o que as crianças mais gostam: brin- car. Esta oficina tende a ensinar brincadeiras, construção de jogos e brin- quedos, de uma maneira fácil, barata e reciclada, porque a tendência é a reciclagem. Para começar é preciso tempo, vontade, imaginação e materiais que podem ser reutilizados (garrafas pet, caixas, isopor, tam- pinhas de garrafas, potes de plástico, etc.). Lembrando que as crianças devem participar do recolhimento dos materiais e da construção de cada novo brinquedo e cada novo jogo.

Publicado
2015-12-15
Como Citar
CORAZZA, Jociele; BRITO, Rosinei. PEDAGOGIA RECICLÁVEL. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 38, dec. 2015. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/403>. Acesso em: 17 oct. 2019.