INOVAR NA EDUCAÇÃO DIGITAL COM BLENDED LEARNING E UBIQUITOUS LEARNING

  • Coordenação do Evento
  • Bento Duarte da Silva

Resumo

É hoje inquestionável que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) marcam a nossa era civilizacional, estando cada vez mais presentes na vida das pessoas e das organizações. Com a vulgarização das tecnologias móveis (laptops, smartphones, tabletes…), conjugados com sistemas de comunicação em redes sem fio (wireless), vivemos um tempo comunicacional marcado pela conectividade, mobilidade e ubiquidade, influenciando fortemente os nossos estilos de vidas e as nossas instituições. No que respeita à educação, desde meados da primeira década do século XXI, diversas instituições do ensino, de vários níveis de escolaridade, adaptaram-se a esta nova realidade, criaram os seus campus virtuais e aderiram a metodologias de e-learning. Atualmente, a tendência já não é oferecer cursos só com presença física, pois a formação via ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tende a aumentar, recaindo a preferência em modalidades mistas (b-learning; blended-learning), integrando ainda o mlearning (mobile learning) e o u-learning (ubiquitous learning). Nesta palestra, mobilizando um conjunto de pesquisas sobre o uso das modalidades de b-learning e u-learning, procuramos apresentar as inovações pedagógicas na educação digital, seja no sentido incremental e/ou disruptivo, decorrentes das experiências realizadas. Daremos especial relevo aos fatores de sucesso, relacionados com o desenho curricular dos cursos, e aos sentimentos experienciados pelos estudantes que frequentam cursos oferecidos nas modalidades de b-learning e u-learning.

Publicado
2019-04-12
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; DA SILVA, Bento Duarte. INOVAR NA EDUCAÇÃO DIGITAL COM BLENDED LEARNING E UBIQUITOUS LEARNING. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 37-38, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/605>. Acesso em: 23 july 2019.