O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  • Gabrielle de Oliveira Camacho Soares
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes
  • Coordenação do Evento

Resumo

Os alunos com deficiência visual podem ter necessidades pedagógicas específicas que podem ser modificadas ao longo do seu processo educacional. O atendimento educacional especializado (AEE) é desenvolvido prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais (SRM) e conforme o direcionamento da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2008, p.10) , é um “serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos [...]” .O objetivo desta pesquisa é de mostrar contribuições e como se dá a organização do atendimento educacional especializado para a criança com deficiência visual em diferentes etapas , principalmente na educação infantil. Para tal, foram analisados documentos do Ministério da Educação, estudos do Observatório Nacional de Educação Especial e legislação, como também, práticas pedagógicas e de gestão respectivamente no Instituto Benjamin Constant e em um município do interior do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que as SRM são classificadas em tipo I e tipo II, sendo esta última, específica para 43 Anais Seminário Educação, Cruz Alta, v.6, n.1, 2018. alunos com deficiência visual e que o AEE na Educação Infantil se dá de forma diferenciada em nível de organização e direcionamento pedagógico em comparação as demais etapas, não sendo contemplado em nível de materiais pedagógicos e mobiliários nas SRM. Concluímos que o AEE contribui para o processo inclusivo da criança com deficiência visual nas diferentes etapas da educação básica e que apesar do seu direcionamento na educação infantil ser de forma diferenciada, demonstrando avanços no entendimento deste trabalho nesta etapa, a falta de SRM voltadas para Educação Infantil com materiais pedagógicos e mobiliários específicos inerentes a faixa etária deixam lacunas neste trabalho.

Publicado
2019-04-15
Como Citar
SOARES, Gabrielle de Oliveira Camacho; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; DO EVENTO, Coordenação. O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 42-44, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/609>. Acesso em: 23 july 2019.