AS QUATRO LINGUAGENS DA ARTE: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARAAPRENDIZAGEM HUMANIZADA DO ALUNO

  • Coordenação do Evento
  • Mariléia Azeredo dos Santos
  • Ana Claudia da Silva Goulartes Ribeiro
  • Izabel Vieira Martins
  • Thaís Teixeira

Resumo

O ensino da Arte na Educação Básica é um direito assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96). Para garantir que a legislação seja efetivada desde a primeira infância, se faz necessário que os professores alfabetizadores tenham acesso a formações que contemplem o estudo das quatro linguagens desta área: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as mais diversas possibilidades de atividades a serem desenvolvidas no ciclo de alfabetização dentro deste componente curricular. Acredita-se que ao oportunizar situações que compreendam as quatro linguagens da arte de uma maneira contextualizada e interdisciplinar, sem perder de vista as especificidades que cada uma delas possui, faz com o aluno possa ver o mundo de diferentes maneiras, compreender a si mesmo e compreender os outros, além de desenvolver sua criatividade e habilidades individuais. Com embasamento teórico do caderno 6 do PNAIC em Ação: A arte no Ciclo de Alfabetização, buscamos fundamentar nosso estudo, trazendo ideias e dinâmicas que se tornem prazerosas e facilmente aplicáveis com as crianças. Possibilitar o conhecimento das linguagens artísticas no espaço escolar, segundo Penna (1995), “ainda nos anos iniciais, no ciclo de alfabetização, é uma necessidade para a formação intelectual e mais humanizada das crianças”. Sobre a metodologia adotada para esse trabalho, estabelecer-se-á junto aos participantes a reflexão e troca de experiências acerca de suas vivências no ensino da arte nos anos iniciais e a exploração de atividades práticas que poderão ser utilizadas pelos professores em sua sala de aula. Desse modo, nosso trabalho será aplicado para que através destes momentos os professores sintam-se sensibilizados compreendendo a importância de se conhecer as teorias e metodologias que abrangem o ensino da arte para os alunos. Aprender e refletir sobre a aprendizagem através da expressão artística é com certeza contribuir para uma educação mais humanizada, para a constituição de pessoas mais criativas e consequentemente para um mundo melhor de se viver.

Publicado
2019-04-26
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação et al. AS QUATRO LINGUAGENS DA ARTE: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARAAPRENDIZAGEM HUMANIZADA DO ALUNO. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 105-106, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/641>. Acesso em: 26 feb. 2020.