NOVAS POLÍTICAS CURRICULARES: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Coordenação do Evento
  • Maria da Graça Prediger Da Pieve
  • Franciele Rodrigues Vieira
  • Rodrigo Moura dos Santos

Resumo

O presente Minicurso “Novas Políticas Curriculares: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Educação Infantil” constitui-se em um desdobramento da pesquisa em andamento "Políticas Educacionais Contemporâneas: O Processo de Implementação da Base Nacional Comum Curricular em Escolas de Educação Infantil e Formação Docente”, submetida e aprovada no Edital Proppg 01 pesq/2017 - Inicie/Uergs, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Objetiva o conhecimento e a discussão da Base - Etapa da Educação Infantil bem como, a compreensão da (re)organização curricular em Campos de Experiências propostos no documento legal. Metodologicamente, será apresentado e discutido o documento da Base e suas orientações legais referentes à Educação Infantil para posteriormente, realizar atividades práticas como confecção de painéis e planejamento de contexto educativo a partir de uma literatura Infantil", relacionando-os com os Campos de Experiência, apresentando intencionalidades, experiências a ser proporcionadas e as interações que se quer. Dão cientificidade à pesquisa os documentos da BNCC (BRASIL, 2018), Nóvoa (2009, 2013), Imbernón (2010), dentre outros de igual importância. Como resultados e conclusões espera-se proporcionar a reflexão, o conhecimento e a possibilidade de reconstrução curricular junto aos professores participantes.

Publicado
2019-04-26
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação et al. NOVAS POLÍTICAS CURRICULARES: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 111-112, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/644>. Acesso em: 09 july 2020.