INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS.

  • Coordenação do Evento
  • Angélica Farias de Moura
  • Tatiana Luiz Rech

Resumo

Quando o acesso a determinados lugares nos é dificultado, percebemos o quanto é difícil a locomoção de pessoas com deficiência em lugares públicos e privados onde o acesso seguro é inexistente. A partir dessa problemática, o presente trabalho de pesquisa possibilitou a reflexão a respeito da Educação Inclusiva, tendo como foco de estudo a acessibilidade nas escolas de Ensino Fundamental do município de Cruz Alta - RS: vinte e duas escolas e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar se as Escolas do referido município oferecem condições de acessibilidade aos seus alunos. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários aos Diretores das Escolas e ao membro responsável na Secretaria de Educação. Após analisados os dados, concluiu-se que as escolas pesquisadas, em sua maioria, possuem alunos com deficiência matriculados, mas nem todas oferecem a acessibilidade adequada.

Publicado
2019-04-29
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; DE MOURA, Angélica Farias; RECH, Tatiana Luiz. INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS.. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 117-123, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/647>. Acesso em: 19 nov. 2019.