UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS

  • Coordenação do Evento
  • Ana Luiza Barbosa Maciel
  • Tatiana Luiza Rech

Resumo

O presente texto apresenta alguns recortes da pesquisa de trabalho de conclusão de curso, intitulada “A inclusão nas escolas municipais de Educação Infantil no município de Cruz Alta/RS” que foi realizada no ano de 2017. O estudo teve como objetivo verificar quais as atividades pedagógicas que os professores desses alunos estavam trabalhando em sala de aula. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo a partir da aplicação de questionários aos professores e, ainda, uma pesquisa bibliográfica através de documentos legais, livros e artigos, a fim de embasar teoricamente o estudo. Como resultados, constatou-se que, no ensino infantil, as professoras trabalham com atividades inclusivas como jogos e brincadeiras adaptadas. Outro fator importante, é que a maioria das professoras afirmam estarem preparadas para atender esse perfil de aluno, no entanto, a realidade encontrada nas escolas é bastante adversa.

Publicado
2019-04-29
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; MACIEL, Ana Luiza Barbosa; RECH, Tatiana Luiza. UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 130-139, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/649>. Acesso em: 17 oct. 2019.