INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE:DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE

  • Coordenação do Evento
  • Sandra Fagundes da Silva
  • Tatiana Luiza Rech

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa intitulada “Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Técnico Profissionalizante: Desafios à Formação Docente”, trabalho de conclusão de curso apresentado em 2017, no curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tal pesquisa teve por objetivo analisar as práticas adotadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual, realizadas no Ensino Médio, nos Cursos Técnicos Profissionalizantes, do município de Panambi, RS, em três instituições educacionais diferentes. Nesses locais, são disponibilizadas vagas para jovens com deficiência visual, proporcionando, assim, um processo educacional voltado para o mercado de trabalho. Pesquisando as práticas e a formação dos professores que trabalham com alunos com deficiência visual, após as análises, foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa, ou seja, os professores participantes, expressam aceitação pela inclusão de alunos com deficiência visual em suas salas de aula, embora não possuam qualificação específica para trabalhar com eles. Desse modo, o exercício de análise contribuiu para que se pudesse problematizar a temática da inclusão escolar, mais especificadamente no que diz respeito à deficiência visual, na cidade da referida pesquisa.

Publicado
2019-05-02
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; DA SILVA, Sandra Fagundes; RECH, Tatiana Luiza. INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE:DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 212-219, may 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/659>. Acesso em: 26 feb. 2020.