LETRAMENTO E O FORTALECIMENTO DAS VIRTUDES

  • Coordenação do Evento
  • Maria do Carmo Velasques Morossino
  • Armgard Lutz

Resumo

O artigo aborda um recorte da experiência com o processo de alfabetização, em turma de 1º. Ano, como bolsistas do PIBID. O objetivo foi promover o letramento fortalecendo os valores através de contos da literatura infantil. A metodologia abriu espaço para exploração intencional e continuada da oralidade e da associação da literatura infantil com as virtudes morais. A proposta partiu da consideração das crianças como sujeitos ativos, capazes de emitir suas opiniões, estabelecer relações entre os episódios das histórias com os de suas vidas. Essas relações se completaram com o debate sobre as virtudes presentes nas histórias, opção essa em resposta à indicação da Declaração Mundial sobre a Educação para Todos de que saber ser e conviver é um dos pilares da educação e merece tanta atenção quanto os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento. Os autores Abramovich (1987), Freire (1989), Delors (1999), Soares (2008), Perrota (1995) sustentaram a proposta e os resultados foram a valorização da oralidade; participação de todos, independente do nível de hipóteses sobre a escrita; discussão sobre valores positivos e a descoberta do valor terapêutico dos contos. Concluiu-se que a produção textual pela criança, de forma oral, promove a organização das ideias de maneira própria assim como a significação emocional dos traumas particulares.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; MOROSSINO, Maria do Carmo Velasques; LUTZ, Armgard. LETRAMENTO E O FORTALECIMENTO DAS VIRTUDES. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 409-416, may 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/689>. Acesso em: 23 july 2019.