O GÊNERO TEXTUAL PUBLICITÁRIO: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DE LEITURA

  • Andreia Abreu Leal
  • Tamara do Amaral Lopes
  • Dioni Maria dos Santos Paz

Resumo

O gênero textual publicitário é uma ferramenta de ensinoaprendizagem
que possibilita a exploração de atividades em sala de
aula como modalidade de leitura persuasiva. O objetivo deste trabalho
é verificar e destacar alguns recursos retóricos que caracterizam
a linguagem da publicidade como um texto autoritário. A metodologia
para a análise do gênero está fundamentada no folhado de Bronckart
(1999) que defende a estrutura dos textos em macroestrutura
e microestrutura. A fundamentação teórica está focada em Brown
(1971) que argumenta que a publicidade utiliza esquemas básicos a
fim de convencer os receptores como: a) uso de estereótipos, b) substituição
de nomes, c) criação de inimigos, d) apelo à autoridade, e)
afirmação ou repetição. Também está embasada em Vestergaard e
Schröder (1988) que afirmam que a publicidade é um vínculo entre o anunciante e o consumidor, pois a utilização dos argumentos objetivos
e subjetivos será mais eficaz para o convencimento do público
naquilo que ele precisa e deseja saber. Assim, o texto publicitário
mostra que há uma interação entre aquele que argumenta e o outro,
pois as convicções do primeiro objetivam modificar ou reforçar as
ideias do segundo. Resultados esperados: auxiliar acadêmicos e professores
a perceberem mecanismos de uso da linguagem e as artimanhas
persuasivas do gênero publicitário.

Publicado
2014-12-01
Como Citar
LEAL, Andreia Abreu; LOPES, Tamara do Amaral; PAZ, Dioni Maria dos Santos. O GÊNERO TEXTUAL PUBLICITÁRIO: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DE LEITURA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 73-74, dec. 2014. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/70>. Acesso em: 17 oct. 2019.