O ENSINO DE MATEMÁTICA SEGUNDO AS PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Coordenação do Evento
  • Rafaela Zwicker Bellini
  • Lorenzo Noskoski Ferraro
  • Fabrício Soares
  • Helenara Machado de Souza

Resumo

A alfabetização Matemática de crianças, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, guarda muitas peculiaridades se compararmos com a educação matemática de adolescentes e de adultos. Nesse contexto, é que surge a necessidade de pesquisar como se desenvolve o processo de ensino de Matemática segundo as perspectivas da Teoria dos Campos Conceituais na formação de professores dos Anos Iniciais. A escolha por tal teoria se deve ao fato dessa estudar como se dá a construção de um conceito, especialmente, nas crianças, partindo do pressuposto que um conceito só pode ser adequadamente compreendido se o sujeito se apropriar de uma série de relações e estruturas lógicas de conhecimento que servirão de base para a internalização do novo conceito. A fundamentação teórica será elaborada a partir de teóricos que abordam as temáticas como o desenvolvimento da criança, como Piaget, formação de professores, Nóvoa, Teoria dos campos conceituais, Vernaud. Esta proposta tem por objetivo “verificar como se dá o desenvolvimento de atividades na formação de professores para os anos iniciais da educação básica, Curso Normal – Nível Médio, voltadas a construção/compreensão dos conceitos de multiplicação e de divisão, a partir da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud”. Com o intuito de atender o objetivo proposto será realizada uma pesquisa de campo, de cunho quanti/qualitativo, em que os sujeitos serão um grupo de alunos do Curso Normal, de uma escola sediada no município de Cruz Alta. Como instrumento de Coleta de dados será utilizado de questionários, bem como do portfólio produzido pelos pesquisados, a partir das atividades desenvolvidas. Como resultados parciais temos observado que a maioria dos alunos do curso Normal (Magistério) integrado ao ensino médio, desconheciam a Teoria dos Campos Conceituais, tão pouco conheciam outras teorias voltadas para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Também, constamos que a maioria informou ter dificuldades para ensinar os conteúdos de multiplicação e divisão para as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, além de outros conceitos matemáticos inerentes a este nível de ensino.

Publicado
2019-05-14
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação et al. O ENSINO DE MATEMÁTICA SEGUNDO AS PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 517-518, may 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/720>. Acesso em: 23 july 2019.