EDUCAÇÃO SENSORIAL – O MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

  • Coordenação do Evento
  • Alexandra Cristiana Ribas
  • Camila Figueira Fontoura
  • Ludimila Pause Wendt
  • Maria da Graça Prediger Da Pieve

Resumo

Esta pesquisa, do tipo bibliográfico, surgiu da necessidade em aprofundar os conhecimentos referentes aos processos psicológicos básicos, especificamente as "sensações" e a "percepção", processos esses estudados no Componente Curricular "Psicologia Geral", os quais nos levaram aos estudos de Maria Montessori, médica italiana, que desenvolveu uma filosofia de educação e um método de ensino, tendo como base os sentidos. A educação sensorial desenvolvida por Montessori analisa a criança e seu desenvolvimento a partir dos sentidos e percepções. Os sentidos são a porta de entrada do conhecimento humano, são os receptores do mundo e tornam possível a ação do sistema nervoso central para observar e compreender o meio a partir das experiências e contextos em que se vive. Os aportes teóricos que fundamentam a pesquisa são encontrados em Röhrs (2010), Lillard (2017) e artigos e trabalhos científicos que tratam da presente temática. Dessa forma, objetiva estabelecer correlações entre os processos psicológicos básicos e a Pedagogia científica de Montessori, especialmente voltada para a educação infantil. Objetiva, juntamente, motivar os acadêmicos do Curso de Pedagogia para que conheçam e compreendam como o Método Montessori desconstrói pedagogias tradicionais e possibilita práticas ativas voltadas a concepções e princípios como liberdade, autonomia, respeito e ordem, bem como materiais e mobiliários específicos para a aprendizagem na área sensorial, linguagem e matemática. Como resultados e conclusões ainda incipientes, a pedagogia Montessoriana motivou e possibilitou ampliar e correlacionar conhecimentos. Seguiremos nas leituras certas de que o método educacional de Montessori, voltado para crianças pequenas, motiva e desenvolve todos os sentidos: o tocar, o ouvir, os cheiros, a visão, o paladar.

Publicado
2019-05-14
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação et al. EDUCAÇÃO SENSORIAL – O MÉTODO DE MARIA MONTESSORI. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 523-524, may 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/723>. Acesso em: 26 feb. 2020.