A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ESCRITOR COMPETENTE

  • Coordenação do Evento
  • Cintia Beatriz Diehl Güntzel dos Santos

Resumo

Sempre que nos deparamos com as estatísticas brasileiras relacionadas à leitura e produção de textos em língua materna, nos questionados sobre o porquê do crescente desinteresse dos jovens pelo uso da linguagem escrita. Essas inquietações existem uma vez que sabemos que o domínio da língua é condição indispensável para a plena participação social do cidadão no meio em que vive. É por meio desse domínio que o indivíduo interpreta criticamente as diferentes situações com as quais ele próprio ou sua comunidade se depara, tornando-se capaz de realizar ações relevantes para si e para a sociedade. O presente estudo objetivou trazer, através de pesquisa em estudos existentes sobre o tema, uma reflexão a respeito do processo de formação de leitores e escritores competentes no âmbito escolar. Através da leitura de diferentes fontes, buscou-se comentar as ideias obtidas a fim de ampliar a compreensão sobre o assunto em questão, o qual tem sido muito discutido atualmente, principalmente em função dos novos modelos de avaliação. O ENEM e a Prova Brasil, que contemplam a leitura dos mais variados gêneros do cotidiano, têm exibido em seus resultados grande dificuldade dos alunos neste aspecto. A escola é a grande responsável por garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, assegurando-lhes, por meio desse instrumento, o acesso a uma vida social plena e ampliando suas possibilidades de partilhar informações e conhecimentos. É urgente a necessidade de repensar as formas de trabalho na escola, pois está nas mãos dela a tarefa de formar leitores e escritores competentes, capazes de ler e interpretar qualquer tipo de texto com proficiência e que saibam exprimir suas ideias, tanto na forma oral como na escrita. Para que isso aconteça, é necessário um repensar em torno do ensino da língua portuguesa, fato que requer abertura dos docentes para ouvir, refletir e, se necessário, recomeçar.

Publicado
2019-05-14
Como Citar
DO EVENTO, Coordenação; SANTOS, Cintia Beatriz Diehl Güntzel dos. A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ESCRITOR COMPETENTE. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 549-550, may 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/737>. Acesso em: 26 feb. 2020.