INCLUSÃO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

  • Maura Corcini Lopes

Resumo

A partir de dados de pesquisa que reuniu 57 narrativas docentes sobre experiências pedagógicas, produzidas em distintos estados brasileiros, de documentos oficiais (inter)nacionais que orientam o campo educacional e da leitura dos clássicos da educação, propõese problematizar os temas da inclusão e da aprendizagem a partir do entendimento de enquadramento de Judith Butler (2018). A autora nos desafia a pensar a temática da inclusão a partir de uma grade de inteligibilidade neoliberal, a qual sustenta e atualiza uma cultura de desigualdade sobre a qual as práticas inclusivas são determinadas e orquestradas pelas políticas de Estado.

##submission.authorBiography##

Maura Corcini Lopes

A partir de dados de pesquisa que reuniu 57 narrativas docentes sobre experiências pedagógicas, produzidas em distintos estados brasileiros, de documentos oficiais (inter)nacionais que orientam o campo educacional e da leitura dos clássicos da educação, propõese problematizar os temas da inclusão e da aprendizagem a partir do entendimento de enquadramento de Judith Butler (2018). A autora nos desafia a pensar a temática da inclusão a partir de uma grade de inteligibilidade neoliberal, a qual sustenta e atualiza uma cultura de desigualdade sobre a qual as práticas inclusivas são determinadas e orquestradas pelas políticas de Estado.

Publicado
2020-02-04
Como Citar
LOPES, Maura Corcini. INCLUSÃO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA ESCOLA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 43-44, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/748>. Acesso em: 14 aug. 2020.