EDUCAÇÃO BRASILEIRA HOJE: CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES

  • Armgard LUTZ
  • Maria Clara Ramos Nery

Resumo

A educação brasileira contemporânea tem apresentado a agudização de suas fragilidades históricas no contexto do campo educacional em sua totalidade. Os aspectos oriundos desta agudização devem ser considerados e refletidos por todos aqueles envolvidos com a educação, ainda mais no âmbito de uma realidade moderno-líquida e de injustiça curricular. Da mesma forma, abordar-se a educação em risco abarca trabalhar-se a justiça curricular em seus novos temas. Considerando estes aspectos, a proposta da Roda de Conversa visa gerar questionamentos e reflexões pois buscar a transformação da realidade requer essencial conhecimento prévio. Propor-se uma roda de conversa abordando temas emergentes em educação permite fomentar a reflexão e questionamentos sobre a realidade vigente em sentido amplo de uma realidade de um mundo líquido, fundamentada em Bauman (2001), Harari (2018) e a justiça curricular com inspiração em Hardgreaves (2007), Thurler (2001) e Imbérnon (2000), entre outros, que podem trazer subsídios aos participantes com o objetivo de fortalecer a reflexão.

Publicado
2020-02-04
Como Citar
LUTZ, Armgard; NERY, Maria Clara Ramos. EDUCAÇÃO BRASILEIRA HOJE: CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 51-60, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/751>. Acesso em: 14 aug. 2020.