ALFABETIZAÇÃO PELA METODOLOGIA DE PROJETOS: VIVÊNCIAS

  • Neide Franciele Weihs SCHAFER

Resumo

A alfabetização é o processo pelo qual se desenvolvem no ser humano as habilidades de leitura e escrita. Já o letramento, permite que o indivíduo faça uso dessas habilidades em situações cotidianas, favorecendo sua compreensão de meio e interação com o mundo. O professor desempenha papel fundamental, oferecendo ao educando as melhores condições e possibilidades, para que a aprendizagem aconteça e seja, de fato, significativa. Alunos, nesta perspectiva, não são meros ouvintes e passam a ser participativos em sua aprendizagem, evidenciando as palavras de Emília Ferreiro, quando diz que "(...) por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa” (1985, p. 68). Assim sendo, a educação baseada em projetos de aprendizagem, que sugere uma metodologia voltada aos interesses dos alunos, onde educador e educando são aprendizes, permite um enriquecimento na didática de mediação do saber, a partir da contextualização das particularidades dos educandos, seus conhecimentos prévios e, consequentemente, o planejamento e a oferta de um ambiente motivador, onde a aplicabilidade das teorias pode ser testada, reconstruindo conhecimentos e tornando-os significativos.

Publicado
2020-02-04
Como Citar
SCHAFER, Neide Franciele Weihs. ALFABETIZAÇÃO PELA METODOLOGIA DE PROJETOS: VIVÊNCIAS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 62-63, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/752>. Acesso em: 15 aug. 2020.