O EU, O OUTRO E O NÓS: UMA PROPOSTA PARA PENSAR A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente minicurso tem como objetivo proporcionar momentos de diálogos e reflexões, partindo da observação de práticas docentes na Educação Infantil sob uma perspectiva interdisciplinar baseada no texto de Alfredo Veiga-Neto e Maura Corcini Lopes (2010) “Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica”. Como metodologia, no primeiro momento, serão propostas discussões através de apontamentos pertinentes quanto à realidade educacional a partir das bases teóricas e legais da Educação Infantil, as condições e as possibilidades presentes em nossa legislação educacional mais recente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em conjunto, possibilitando o diálogo, serão apresentadas sugestões de atividades didáticas e relatos de experiência, onde os professores serão instigados a refletirem suas práticas e questionarem se, em suas práticas, as crianças da Educação Infantil interagem entre si e realizam atividades que objetivem uma possibilidade concreta de conhecer mais a si e ao outro, mesmo ainda na idade pré-escolar.