ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POSSIBILIDADES PARA A AUTORIA DOS ALUNOS

  • Casseane Andreatta da SILVA
  • Tauana Oliveira CORRÊA
  • Armgard LUTZ

Resumo

O processo de alfabetização e letramento se complementam ao longo do ensino fundamental. É processo para toda uma vida enquanto entendido como apropriação da língua enriquecida pelas múltiplas linguagens de expressão. Os resultados da alfabetização vêm provando que os processos de alfabetização e letramento continuam vinculados à concepção de que eles acontecem de fora para dentro, ou seja, dependem do ensino do professor e por consequência, da passividade do alunos. Enquanto o processo torna-se o reino das cópias, do preencher exercícios e do memorizar, os resultados negativos na constituição de alunos escreventes e leitores, acumulam-se. Diante dessa histórica e trágica realidade que vem se repetindo em muitas escolas, oferecese o minicurso na perspectiva de desconstruir a metodologia tradicional de abordagem da alfabetização e letramento e contribuir para constituir alunos autores.

Publicado
2020-02-04
Como Citar
DA SILVA, Casseane Andreatta; CORRÊA, Tauana Oliveira; LUTZ, Armgard. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POSSIBILIDADES PARA A AUTORIA DOS ALUNOS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 66-68, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/754>. Acesso em: 15 aug. 2020.