INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

  • Ana Luiza Barbosa Maciel
  • Tatiana Luiza RECH

Resumo

O que os(as) professores(as) pensam e sentem ao se depararem com um aluno incluído em sala de aula? É com base nessa questão tão desafiante que este minicurso tem como objetivo problematizar a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a partir de uma abordagem reflexiva, permitindo aos participantes que pensem suas práticas diárias na escola e fora dela. Para isso, perguntar-se-á: “O que você entende por inclusão? O que significa inclusão? E inclusão escolar? Como você, professor(a) se sente diante de uma pessoa “estranha”, “anormal”, com deficiência? Posteriormente, apresentar-se-á um breve relato sobre a história da pessoa com deficiência no decorrer das épocas até os dias atuais, enfatizando os principais desafios enfrentados por esses sujeitos no ambiente escolar, culminando com a construção de um painel que terá as reflexões escritas dos participantes.

Publicado
2020-02-10
Como Citar
MACIEL, Ana Luiza Barbosa; RECH, Tatiana Luiza. INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: DO QUE ESTAMOS FALANDO?. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 139-140, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/784>. Acesso em: 15 aug. 2020.