GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO DESENVOLVER A ATIVIDADE EM UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR

  • Caroline Daronco Campos Romero SANCHES
  • Helenara Machado de SOUZA

Resumo

Ao considerar as Escolas de Educação Infantil particulares surge o interesse em realizar um estudo que se tem por objetivo geral “Investigar como o gestor escolar vislumbra as questões inerentes à função, quando esta é desempenhada no empreendimento familiar” e mais especificamente “Estudar a legislação que regulamenta o funcionamento de escolas” e “Compreender como a Educação Infantil é entendida pela BNCC”. Foi proposta a realização de uma pesquisa desenvolvida em dois momentos, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa de campo e da pesquisa documental. A fundamentação teórica deste estudo foi elaborada a partir de tópicos como: Legislação; Gestão escolar e o entendimento de Educação Infantil segundo a BNCC. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, aplicado em gestores de onze escolas de educação infantil. Como resultado constatou-se que o principal desafio é a gestão de pessoal (funcionários) e a financeira.

Publicado
2020-02-12
Como Citar
SANCHES, Caroline Daronco Campos Romero; DE SOUZA, Helenara Machado. GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO DESENVOLVER A ATIVIDADE EM UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 217-227, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/793>. Acesso em: 15 aug. 2020.