O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ/RS

  • Monique Medeiros de Souza de GODOY
  • Jussara NAVARINI

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas de Ibirubá/RS, com embasamento teórico em Bujes (2001), Marcondes (2012) e outros. Utilizando pesquisa descritiva, através de questionários aplicados com educadores de ambas etapas para verificar as concepções em relação a lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de 2006 (BRASIL, 2006), bem como as orientações pedagógicas e metodologias utilizadas. Os resultados encontrados acerca da pesquisa foram: os professores se preocupam em utilizar metodologias dinâmicas, porém acabam precipitando-se e dão mais importância à alfabetização. Além disso, eles sentem-se desamparados em sua maioria pela equipe diretiva quanto as orientações pedagógicas.

Publicado
2020-02-12
Como Citar
GODOY, Monique Medeiros de Souza de; NAVARINI, Jussara. O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ/RS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 241-249, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/796>. Acesso em: 15 aug. 2020.