ORGANIZAÇÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DE DISCENTES JOVENS E ADULTOS
Resumo
Esse trabalho relata parte de uma pesquisa de Mestrado realizada em um curso de formação técnica integrado ao ensino médio do PROEJA (programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos), cujo objetivo foi investigar, pela ótica dos sujeitos envolvidos, como se concretiza a organização do currículo por núcleos e áreas do conhecimento, baseada pelos princípios de currículo integrado (CI). Nesse estudo qualitativo, a coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas com discentes, que relataram suas percepções sobre a organização do ensino. As entrevistas foram gravadas, transcritas, e analisadas por metodologia de análise de conteúdo. A partir das falas dos discentes é notável que todos consideram, em maior ou menor grau, que o currículo com suas práticas de ensino voltadas à integração, contribui para suas formações, enriquecendo seus contextos de vida fora da escola, no meio social e profissional.