ORGANIZAÇÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DE DISCENTES JOVENS E ADULTOS

  • Ana Paula dos Santos Agertt
  • Luis Maria Fernandes Areal Rothes

Resumo

Esse trabalho relata parte de uma pesquisa de Mestrado realizada em um curso de formação técnica integrado ao ensino médio do PROEJA (programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos), cujo objetivo foi investigar, pela ótica dos sujeitos envolvidos, como se concretiza a organização do currículo por núcleos e áreas do conhecimento, baseada pelos princípios de currículo integrado (CI). Nesse estudo qualitativo, a coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas com discentes, que relataram suas percepções sobre a organização do ensino. As entrevistas foram gravadas, transcritas, e analisadas por metodologia de análise de conteúdo. A partir das falas dos discentes é notável que todos consideram, em maior ou menor grau, que o currículo com suas práticas de ensino voltadas à integração, contribui para suas formações, enriquecendo seus contextos de vida fora da escola, no meio social e profissional.

Publicado
2020-02-12
Como Citar
AGERTT, Ana Paula dos Santos; AREAL ROTHES, Luis Maria Fernandes. ORGANIZAÇÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DE DISCENTES JOVENS E ADULTOS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 258-265, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/798>. Acesso em: 03 aug. 2020.