SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: EVIDÊNCIAS E PERCEPÇÕES DO BEM/ MAL-ESTAR DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ ALTA
Resumo
Esta pesquisa objetivou conhecer os fatores e consequências que promovem o mal/bem-estar na percepção de professores. A abordagem metodológica foi qualitativa e de campo, na qual se buscou analisar as respostas de treze professores que atuam em duas escolas públicas de Educação Básica de Cruz Alta/RS. Os resultados revelaram situações de bem-estar vivenciadas pelas professoras, que traduzem resiliências e motivações, como também, revelou ocorrências de mal-estar em uma maior proporção. Conclui-se que os fatores desencadeantes do bem-estar traduzem-se em respeito, apoio da família e valorização, e, por outro lado, o baixo salário, a sobrecarga de trabalho e a desvalorização, desencadeiam o mal-estar. Dentre as consequências do mal-estar, o desejo de abandonar a docência, pedidos de transferências, licenças saúde, sentimentos de baixa autoestima e desmotivações.