ENSINO DE QUÍMICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE FAMILIAR

  • Gabriela Müller FIDENCIO
  • Débora Laina Albanio de ANDRADE
  • Franciele Fátima MACHADO
  • Fabiana Lasta Beck PIRES

Resumo

A prática pedagógica, disciplina do componente curricular do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi tem por objetivo aproximar o licenciando dos espaços escolares visando melhorar seu desenvolvimento como futuro docente. Neste trabalho, as intervenções pedagógicas acontecem em um espaço não formal de educação que apoia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade familiar. Com as práticas, além do aumento da autoestima das crianças e adolescentes, objetiva-se apresentar novos conceitos de química de forma particularidades. Estas intervenções foram divididas em três etapas: Conhecimento do local e público, desenvolvimento das atividades planejadas e encontro final para devolutiva por parte dos participantes das atividades. A prática pedagógica junto a estas crianças mostra-se bastante satisfatória, visto que estes apresentam características diferenciadas possibilitando experiências diversificadas e recompensadoras.

Publicado
2020-02-14
Como Citar
FIDENCIO, Gabriela Müller et al. ENSINO DE QUÍMICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE FAMILIAR. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 328-338, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/806>. Acesso em: 14 aug. 2020.