A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Soeli Terezinha Gausmann TISCHER
  • Joseane da Rosa SILVEIRA
  • Vanessa Steigleder NEUGBAUER

Resumo

O presente estudo tem como objetivo ilustrar a importância da filosofia na educação infantil. Considerando que a presença da filosofia na infância nos anos iniciais demostra o professor como mediador e estimulador das potencialidades distintas das crianças, em especial a que se dedica a estimular a curiosidade nata dos pequenos. Nesse contexto, podemos verificar recursos e estratégias lúdicas que podem surgir de práticas associadas aos propósitos filosóficos. A metodologia utilizada nessa proposta foi a construção de uma aula para crianças de quatro a cinco anos. A partir da obra literária de Arden Druce intitulada “Bruxa, bruxa, venha a minha festa”. O propósito filosófico dessa obra é trabalhar os medos infantis.

Publicado
2020-02-14
Como Citar
TISCHER, Soeli Terezinha Gausmann; SILVEIRA, Joseane da Rosa; NEUGBAUER, Vanessa Steigleder. A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 356-357, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/814>. Acesso em: 07 aug. 2020.