EFEITOS DA MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL

  • Caroline da Luz MOREIRA1
  • Angélica Krause NUNES
  • Armgard LUTZ

Resumo

O projeto de pesquisa tem o objetivo de evidenciar as contribuições na aquisição do vocabulário da criança através da mediação do professor ao desenvolver a contação de histórias. Contar histórias é um recurso didático na Educação Infantil que oferece oportunidade de desenvolver significativas habilidades nas crianças. Entre elas está a memorização dos fatos principais do enredo, antecipação dos fatos quando a história é relida, reprodução dos vocábulos da obra; entrelaçamento dos sentidos e expressão das emoções. Para registro da ação pedagógica, empregou-se a documentação pedagógica como atividade de recuperação, escuta e reelaboração da experiência por meio da narração de um percurso. A pesquisa está sustentada nos autores Chartier (1996), Dahlber (2003); Mateus (2011), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros.

Publicado
2020-02-17
Como Citar
MOREIRA1, Caroline da Luz; NUNES, Angélica Krause; LUTZ, Armgard. EFEITOS DA MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 387-389, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/826>. Acesso em: 15 aug. 2020.