O BRINCAR HEURÍSTICO E AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS

  • Loriane Maria Casalini SULZBACH
  • Patrícia Simara KERBER

Resumo

A criança enquanto brinca emana imaginação e criatividade, aprende e se desenvolve, elabora hipóteses e organiza seu pensamento. Aprender através da experimentação, experiência e exploração, é imensamente importante para as crianças pequenas, ao brincar com materiais não estruturados (cones, carretéis, madeiras, pedras, caixas, entre outros...) elas investigam a partir de inúmeras materialidades, desenvolvem habilidades as quais dão sentido e significado à brincadeira. Partindo de uma abordagem de aprendizagem do brincar heurístico e da sua importância para o desenvolvimento integral e liberdade de investigar, a turma de crianças bem pequenas de uma escola infantil da Rede Municipal de Ijuí experenciou em muitos momentos esta proposta de brincar. Na sala, assim como no pátio da escola, nós educadoras organizávamos sessões e contextos investigativos que contemplavam o brincar heurístico.

Publicado
2020-02-21
Como Citar
SULZBACH, Loriane Maria Casalini; KERBER, Patrícia Simara. O BRINCAR HEURÍSTICO E AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 404-405, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/833>. Acesso em: 14 aug. 2020.