O LÚDICO NO PROCESSO COMPREENSÃO DE NÚMERO E QUANTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Daniela DE OLIVEIRA
  • Helenara Machado de SOUZA

Resumo

Um dos grandes desafios da Educação Infantil é a abordagem de conceitos matemáticos neste nível de ensino, pois dúvidas sobre o que ensinar e como trabalhar tais conceitos se fazem presentes frequentemente no fazer dos professores que lá atuam. Amparados pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Referencial Curricular Gaúcho, os professores da Educação Infantil devem abordar a relação entre número e quantidade, preferencialmente, a partir de atividades lúdicas, com o auxílio de materiais manipuláveis, jogos e brincadeiras. E a partir deste entendimento é que o presente estudo tem por objetivo “verificar quais as contribuições proporcionadas pelo uso de materiais manipuláveis para a compreensão da relação existente entre número e quantidade, proporcionadas a um grupo de crianças regularmente matriculadas na Educação Infantil”. Visando atender tal objetivo, propõem-se a realização de um estudo a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa de campo, em que se terá como instrumento de coleta de dados os registros realizados a partir das atividades desenvolvidas pelos sujeitos pesquisados.

Publicado
2020-02-21
Como Citar
DE OLIVEIRA, Daniela; SOUZA, Helenara Machado de. O LÚDICO NO PROCESSO COMPREENSÃO DE NÚMERO E QUANTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 414-415, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/837>. Acesso em: 07 aug. 2020.