OS PROPÓSITOS DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRIMORAMENTO DA AUTONOMIA

  • Evanir Liliane Lopes SILVEIRA
  • Vanessa Steigleder NEUBAUER
  • Maria Christina SCHETTER

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão sobre o trabalho de filosofia com crianças na escola e nas atividades extracurriculares, bem como a relação deste com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. O trabalho com crianças em vulnerabilidade social em atividades extracurriculares na prefeitura de Cruz Alta-SMDS /CRAS Um Lugar ao Sol. A proposta “Aprimoramento da Autonomia” insere-se em uma perspectiva da educação para o “pensar”, segundo o qual o ensino é resultado de um processo de investigação em que o professor, despido de sua infalibilidade, participa apenas como orientador ou facilitador, pois o enfoque não está mais na “aquisição de informações”, mas no ensino de filosofia para crianças na perspectiva da percepção das relações contidas nos temas investigados.

Publicado
2020-02-26
Como Citar
SILVEIRA, Evanir Liliane Lopes; NEUBAUER, Vanessa Steigleder; SCHETTER, Maria Christina. OS PROPÓSITOS DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRIMORAMENTO DA AUTONOMIA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 419-421, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/839>. Acesso em: 03 aug. 2020.