PIET MONDRIAN: UM OLHAR MATEMÁTICO NO MUNDO DA ARTE

  • Ana Luiza Barbosa MACIEL
  • Helenara Machado de SOUZA

Resumo

O estudo aqui apresentado teve como objetivo principal mostrar a importância da estimulação do conhecimento matemático, a partir dos conceitos de Geometria Plana, para crianças pequenas, na educação infantil. Partindo desse pressuposto, obteve-se a ideia de trabalhar os tais conceitos matemáticos, juntamente, com a arte. Para que isso fosse possível, buscou-se como inspiração as obras de arte, do artista plástico Piet Mondrian (1872-1944). Seguindo essa linha de raciocínio, o presente trabalho procurou apresentar uma proposta pedagógica realizada na Escola de Educação Infantil Vera Lúcia Peyrot, na cidade de Cruz Alta/RS. Para o desenvolvimento das atividades educativas, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que foi aplicada com crianças pequenas de 3 a 4 anos de idade. Em vista disso, a tal prática ocorreu em 2 (dois) momentos.

Publicado
2020-02-26
Como Citar
MACIEL, Ana Luiza Barbosa; SOUZA, Helenara Machado de. PIET MONDRIAN: UM OLHAR MATEMÁTICO NO MUNDO DA ARTE. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 422-423, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/840>. Acesso em: 03 aug. 2020.