PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE

  • Maickelly Backes de CASTRO
  • Hedi Maria LUFT

Resumo

O propósito deste estudo é compreender e refletir quais são os princípios e as práticas de alfabetização em Freire. Frequentemente denominado de método, não será esta a abordagem, pois o próprio Paulo Freire entendia tratar-se muito mais de uma teoria do conhecimento do que de uma metodologia de ensino, pois tratava-se muito mais de um método de aprender do que um método de ensinar. Num contexto de massificação, de exclusão, de desarticulação da escola com a sociedade, Freire efetiva uma contribuição para a formação de uma sociedade democrática ao construir uma proposta educacional radicalmente democrático e libertador. Assim sendo, seu pensamento e sua obra são, e continuarão sendo, um marco na pedagogia nacional e internacional, tendo em vista que, poucas vezes, uma proposta, que há mais de cinquenta anos depois de sua criação, continua a gerar experiências com a vitalidade de seus primeiros tempos.

Publicado
2020-02-26
Como Citar
CASTRO, Maickelly Backes de; LUFT, Hedi Maria. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 427-428, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/842>. Acesso em: 03 aug. 2020.