UM DESAFIO DA SUPERVISÃO ESCOLAR: A ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A ALFABETIZAÇÃO COM BASE NO CONSTRUTIVISMO

  • Eloisa Gomes da SILVA
  • Armgard LUTZ

Resumo

A pesquisa analisa as possibilidades de alinhar a proposta pedagógica da escola articulando a metodologia de aprendizagem através de projetos de trabalho com a alfabetização orientada pelos princípios da psicogênese da leitura e da escrita. O descompasso na linha pedagógica da escola está marcado pela alfabetização tradicional, o que instigou a pesquisa sobre articular duas metodologias centradas na construção da autonomia dos alunos. O objetivo geral de contribuir com o exercício da Coordenação Pedagógica em prol da articulação entre a alfabetização e o emprego da Metodologia de Aprendizagem por Projetos de Trabalho (MAAPT) foi subdividido nos objetivos específicos de: a) mapear possibilidades teóricas para a mudança de paradigmas pedagógicos, especificamente, para o emprego da aprendizagem através de projetos de trabalho associado à forma construtivista de alfabetização; b) interpretar, em planejamentos publicados, evidências do valor da articulação entre o processo de alfabetização segundo a psicogênese da leitura e da escrita e a metodologia de Projetos de Trabalho; c) aprofundar o aspecto da função do Coordenador Pedagógico referente às influências e motivações a mudanças paradigmáticas.

Publicado
2020-02-26
Como Citar
SILVA, Eloisa Gomes da; LUTZ, Armgard. UM DESAFIO DA SUPERVISÃO ESCOLAR: A ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A ALFABETIZAÇÃO COM BASE NO CONSTRUTIVISMO. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 7, n. 01, p. 437-439, feb. 2020. ISSN 2595-1386. Disponível em: <http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/846>. Acesso em: 15 aug. 2020.